Yoshinkan Aikido

Gozo Shioda (Soke-Sensei) O Yoshinkan é um estilo fundado por Gozo Shioda (1915-1994), aluno de Ueshiba Sensei entre 1932 e 1941, com ênfase nas técnicas ensinadas por Ueshiba durante o período anterior à II Guerra Mundial. Por este motivo é frequentemente visto como um “estilo duro”, o que não condiz com sua prática. A palavra “yoshinkan”significa “local para o cultivo do espírito”.

O termo Yoshinkan é composto por três caracteres kanji:

Yō: treino, cultivo

Shin: mente, espírito

Kan: casa, local

Shioda Sensei foi um dos grandes reponsáveis pelo aumento da popularidade do Aikido após a 2ª Grande Guerra. Suas demonstrações eram muito populares entre japoneses e estrangeiros, tendo sido vistas por pessoas como o ex presidente dos EUA John Kennedy e pelo lutador de boxe Mike Tyson. Quando criou o estilo Yoshinkan, o fez sem ruptura com o Aikido de Ueshiba. Pelo contrário, sempre manteve-se um relacionamento de respeito mútuo, o que envolvia, por exemplo, demonstrações conjuntas anuais.

Em 1990, Shioda Sensei deu o impulso para a criação da IYAF – International Yoshinkan Aikido Federation, entidade criada para fomentar o desenvolvimento do Yoshinkan Aikido pelo Mundo. Shioda Sensei continuou a desenvolver e propagar o Yoshinkan Aikido até o momento da sua morte, em 1994. Atualmente o Yoshinkan Aikido encontra-se espalhado por diversos países, que mantém o vínculo com o dojo central através da AYF – Aikido Yoshinkan Foundation, sucessora da IYAF.

Endereço:
R. Domingos de Morais, 2683 - CEP 04035-001
Vila Mariana - São Paulo - SP - Brasil
Horário das Aulas:
Terças e Quintas - 20h00 às 21h30
Sábados - 10h00 às 11h45